domingo, 28 de abril de 2013

A CAIXA DO TESOURO


No inicio do semestre desenvolvemos o Projeto Identidade, e uma das atividades que desenvolvi foi à caixa do tesouro com a turma do Pré-B.
O professor coloca dentro de uma caixa um espelho pequeno no fundo e a fecha. Eu sentei afastada dos alunos e fui chamando um por um para olhar o tesouro que havia na caixa.  Mas antes de chama-los contei que havia chegado na sala e que tinha encontrado um tesouro muito valioso, e queria dividir com eles, se eles queriam ver o tesouro que eu tinha descoberto. A turma logo aceitou. Então combinamos que eu chamaria um por um para ver e eles não podiam contar para o colega o que tinha visto, pois o tesouro mudava a forma.
Depois que todos viram o tesouro fiz alguns questionamentos:
Era bonito?
Foi legal?
Devemos cuidar desse tesouro? E outras que foram surgindo, só no final que perguntei e deixei eles me contarem o que era o tesouro.
Essa é uma atividade bem legal, pois aguça a curiosidade e imaginação, e todos querem participar.


Piscina de tecidos

Uma atividade bem legal com o Berçário é a piscina de tecidos. O professor coloca diversos tipos de tecido dentro de uma piscina, como tule, feltro, jeans, tnt, algodão, eu usei um que parece um plástico também, enfim o que você tiver de tecidos.
No primeiro momento eles querem entrar na piscina ai então começam a explorar o material que a lá.
O objetivo da atividade era descobrir varias texturas, mas a turminha entra no mundo da imaginação, e o tecido vira uma caminha,capa do super herói,  brincar de esconde esconde e assim vai a imaginação.








sábado, 27 de abril de 2013

Técnica de pintura com tinta preta

Conheci esta técnica de pintura através da postagem da prof.ª Silvia no Facebook. Foi entregue uma folha para cada criança e solicitado que pintassem com giz de cera colorido (menos preto), em seguida foi entregue um pincel para cada um e tinta preta para que pudessem fazer o desenho.


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Letras de lixa

Este é um jogo muito legal para fazer com as crianças, hoje fiz com os meus alunos de 5 anos e depois eles fizeram sozinhos um com o outro. A brincadeira é uma forma divertida de aprender a identificar e escrever as letras do alfabeto. Para fazer é preciso desenhar o alfabeto em uma lixa, recortar e colar em fichas (usei papel cartaz que é duro e plastifiquei antes de colar as letras, para que durassem mais) e uma caixa com areia. A criança fica de olhos fechados enquanto a professora ou outro colega pega o seu dedo indicador e passa sobre a letra, após sentir, desenhar na areia que está na caixa. A brincadeira garante diversão e aprendizagem. Aprendi a fazer este jogo em um curso de brinquedista realizado na Brinquedoteca Brincando se Aprende de Capão da Canoa.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Papa bolinha

A atividade realizada hoje no berçário II partiu do interesse deles, se pararmos para observar as crianças eles nos mostram o que estão precisando e nos sugerem a atividades muito criativas e excelentes. Na semana passada realizamos uma atividade e na hora de recolher o material uma criança pega uma bolsa que temos na sala e começa a recolher e colocar os objetos dentro. Perfeito! Disso criamos a atividade de hoje. Sacolas de TNT e bolinhas (aquelas das piscinas de bolinhas). 
Espalhamos as bolinhas no chão da sala e distribuímos uma sacola para cada criança. Alegria e aprendizagem garantida. Alguns tiraram a sacola e começaram a guardar as bolinhas na sacola do colega, outros preferiram se reservar e ficar em um cantinho colocando as bolinhas sozinho. Andavam pela sala cheios de sacolas penduradas. Com certeza foi uma atividade que se divertiram muito e desenvolveram noções de dentro/fora, força, socialização, motricidade fina e fortaleceram ações significativas para uma maior independência.

Recomendamos para todas as atividades (quem não gosta de recolher bolinhas, até as professoras se divertem!!!)






segunda-feira, 22 de abril de 2013

Possibilidades para educação infantil - Berçário II

Muitos finais de semana são passados planejando, criando, copiando da internet, de revistas (essa de encaixe das garrafas copiei da revista de educação infantil) para chegar no momento da atividade com as crianças e eles não gostarem ou não se interessarem. Essa da garrafa pet experimentei com os pequenos com idade entre 1 a 2 anos - resultado - no início se interessaram depois já arrancaram as tampinhas. Quem sabe com os maiores que já possuem a motricidade fina um pouco mais desenvolvida. 

 Após contar a história "o peixinho azul" de Rui de Oliveira irei brincar com o berçário com os aquários confeccionadas de garrafa pet. A sugestão de atividade foi coletada de uma postagem do facebook. O material utilizado para fazer foi garrafas pet, ev.a colorido para fazer os peixes, glitter e canudinhos cortados em tamanhos pequenos. Iremos trabalhar com esta atividade a motricidade fina, força, movimento, percepção visual.

 Outra sugestão de revista, que deu muito certo foi a Caixa de Mar (extraído da revista Professor Sassá - ano II nº33) as crianças do BII adoraram. Foi utilizado uma caixa de pizza, dentro coloquei grãos crus de feijão, arroz e pipoca, o som fica muito semelhante ao do mar.  Para enfeitar a caixa usei e.v.a.
 Eles amam garrafas e tampas!!! Essas embalagens de Nescau, alpino ou outros, são excelentes para aproveitar e realizar uma ótima atividade. Eu entrego uma para cada criança e estímulo cada um a abrir a sua garrafa, após aberta experimentam fechar, reproduzir som dentro da garrafa observando a diferença na voz.
 Outra sugestão de atividade que eles adoram é a brincadeira com fantasias. Ao som de uma música entregamos óculos, tiaras (encontrados em lojas de R$1,99) e confeccionei capas de super herói com TNT. Resultado = música + movimento + fantasias = alegria, diversão!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O livro dos sentimentos - Todd Parr

O livro dos sentimentos

Para quem gostaria de trabalhar com as crianças os sentimentos, esta história é uma ideia muito legal. Para a montagem  foi impresso as imagens do livro, pintadas, recortadas e coladas em folhas de eva coloridas, para que ficasse bem colorido e divertido, assim como no próprio livro do autor Todd Parr. A contação da história poderá ser feita de diversas maneiras: no varal; com a ajuda das crianças; em um painel com grude atrás... Use a sua imaginação e boa história.


Seguem as imagens do livro.

















quarta-feira, 17 de abril de 2013

gangorra - andador

Trabalhar com berçário II - crianças de 1 a 2 anos - tudo é descoberta. As professoras aprendem junto com as crianças. É uma troca de experiências constantes. (até porque não fomos estimuladas quando crianças e queremos proporcionar a nossos alunos tudo e mais um pouco).
Pensando em desenvolver a parte motora de cada criança, foi confeccionada uma "gangorra andadora", as crianças andarão sobre dela com o auxilio da professora (os que precisarem).
Foi confeccionada com madeira e cano de pvc - para o verde foi usado e.v.a. (obrigada ao Giovane - noivo da Paula - que confeccionou).
Semana que vem contamos como foi a atividade.





Sejam todos bem-vindos!

Este é o blog criado por 3 professoras da rede municipal de Rainha do Mar -  Xangri-Lá/RS e 1 professora da rede particular de Osório/RS - pedagogas com especializações em: orientação educacional, neuropsicopedagoga, brinquedistas e contadora de histórias - dispostas aqui a compartilhar com professoras, pais, orientadores, diretores, supervisores, interessados na educação, situações vivenciadas dentro da sala de aula com crianças de 1 a 5 anos.
Sintam a vontade para copiar as atividades aqui expostas. É importante lembrar aqui, que as atividades devem ser usadas para fins pedagógicos em escolas ou espaço não escolar (porém com a intenção de ensino). Seja ético e de os devidos créditos.
Lembramos também que muitas atividades que serão postadas aqui foram retiradas da internet, blogs de educação ou afins, pesquisa de anos que fizemos, desde modo, não lembramos mais as fontes retiradas, então se alguma atividade for de sua autoria, nos comunique que daremos os devidos créditos.
abraços - professoras da ed. infantil